O que é Comunicação?
As comunicações são o centro gravitacional de
todas as atividades humanas.Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de
comunicação.COMUNICAÇÃO é troca de ENTENDIMENTO, e ninguém entende ninguém sem
considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a
tentativa de tornar comuns conhecimentos, ideias, instruções ou qualquer
outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.
Qual é o caminho para as
comunicações?
As
comunicações são como uma rua de duas mãos,e a tarefa de comunicar-se não
está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante. A
finalidade da comunicação é afetar comportamentos.As
recompensas das boas comunicações são grandes, mas difíceis são os meios de
se obtê-las, para isto sempre esteja atento às bases para a boa comunicação.
Bases da comunicação.
As recompensas das boas comunicações são grandes,
mas difíceis são os meios de se obtê-las, para isto sempre esteja atento às
bases para a boa comunicação.
- Saber Ouvir - Escute, ouça atentamente, demonstrando interesse
pelo que está sendo apresentado, não interrompa desnecessariamente.
- Examine
o ponto criticado - Posteriormente
analise e estabeleça procedimentos de ajuste e/ou correções.
- Evite
termos técnicos - Não use gírias e evite termos técnicos que
podem atrapalhar na comunicação, se for imprescindível o seu uso,
explique qual o significado dos termos usados.
- Esclareça
suas ideias - Esclareça suas ideias antes de
transmiti-las, faça com que elas sejam precisas.
- Expresse
o seu interesse - Entre frequentemente em contato com as
pessoas e escute. Expresse seu interesse pelos seus problemas e escute.
- Ações
X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas
em informação, caso contrário o pessoal pensará que não valeu a pena o
tempo e o esforço despendidos para manter o fluxo de comunicação.
- Suas
ações apoiam o que você diz? - Suas ações refletem o
que você pensa e diz para os outros.
- Procure
ser objetivo-
Seja objetivo, não faça rodeios, mesmo que a mensagem seja o que as
pessoas não gostariam de ouvir.
- Que
mensagem quero transmitir? - Trace qual é o objetivo
da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam,
qual é o verdadeiro propósito da comunicação.
- A
quem vou me dirigir? - Antes de transmitir alguma informação,
procure conhecer qual vai ser o público. A quem você quer afetar e qual
é o momento adequado.
- Consulte
outras pessoas-
Consulte outras pessoas para planejar as comunicações, peça opiniões,
lembre que aqueles que o ajudam a planejar, com certeza o apoiarão.
- Como
transmitir? - Como você deve transmitir a sua mensagem,
esteja atento a sua tonalidade de voz.
- Verifique
se foi entendido- Sempre verifique se você foi entendido,
faça perguntas, pergunte o que foi entendido e não se a pessoa entendeu.
- Suas ações - Esteja certo de suas
ações apoiam aquilo que você diz, lembre que ações falam mais alto do
que palavras.
- Entendimento - Procure não só ser
compreendido como compreender, seja um bom ouvinte não só para os
significados explícitos, mas também para os implícitos.
- Compartilhe - Compartilhe tanta
informação quanto for possível, isto trará ganhos para todos os
envolvidos.
- "FEEDBACK" - O retorno de informações
é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e
atividades de interesse comum, sempre retorne a informação, mostre os
resultados e ações consequentes de informação recebida anteriormente.
|
|
|
|
|
| |
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário