segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Definição de Resenha

A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. Pode ser texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.
O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".
Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base. Mas é bom lembrar que resenha não é um mero resumo, é mais que isso, deve apresentar mais informações e criar o interesse do leitor.
Quando se trata de resenha científica, ou trabalho acadêmico de divulgação, apresenta síntese e crítica sobre trabalho científico mais longo. Pode ser elaborado com base em leitura motivada por interesse próprio ou sob demanda editorial. Visa geralmente à publicação em periódico técnico ou mesmo visando divulgação de conhecimento ao grande público pela veiculação em mídia ampla. Nesses casos a resenha é, geralmente, feita por um cientista da mesma área de conhecimento do texto-base.
Além disso trata-se de um texto onde geralmente são sempre lidos por professores de diversas universidades, onde pontuam o grau de entendimento do mesmo para o assunto do texto compreendido.

Ex:Apesar de a internet ser uma rica fonte de conhecimento, que disponibiliza acesso aos mais diversos conteúdos para bilhões de pessoas e blá blá blá, faz tempo que venho pensando num de seus grandes problemas: não há sistematização e organização desse conhecimento.
Isto é, não basta que os 20 primeiros resultados do Google para “Livros de Machado de Assis” falem 2 parágrafos sobre o autor e fiquem por aí, só esperando que nós usuários entremos no site, percebamos que não há o que queremos, e então cliquemos em um anúncio publicitário. Não seria ótimo se no resultado do Google aparecesse apenas um site, com fotos do autor, biografia completa, listagem das obras com links para download e ainda algumas curiosidades históricas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário